Estética Dental




A estética dental é um dos mais efetivos tratamentos para se melhorar a aparência física.
Um sorriso bonito, brilhante e saudável pode aumentar a sua auto-estima e satisfação com seu corpo.
A estética do sorriso de uma pessoa é uma das primeiras coisas que nós percebemos quando conhecemos alguém, é o nosso “cartão de visitas”.
Fazer você se sentir bem sobre si mesmo e deixar uma impressão memorável é um papel que você pode deixar com a Odontocorp.




Procedimentos Estéticos:

  • Restaurações em Resina Composta: A vantagem das resinas compostas é a estética. Quando corretamente indicada, as resinas restauram o dente de forma “conservadora”, pois se aderem ao dente como “cola”. Assim, não requerem desgaste de tecidos dentários sadios, ou seja, o dentista pode remover apenas a cárie ou a restauração antiga. Já as restaurações metálicas precisam de cavidades maiores e retentivas e isso envolve desgastes desnecessários dos dentes. Outra vantagem é o fato da dureza da resina ser mais semelhante a do dente do que os metais. É comum ocorrerem fraturas de dentes que apresentam grandes restaurações metálicas, pelo fato da alta rigidez dos metais.
  • Blocos estéticos (Onlays | Inlays): Os blocos estéticos também referidos como uma coroa parcial, são restaurações feitas sob medida (custom made), em material composto como ouro ou da cor do dente (porcelana ou resina). Esse dois últimos são mais populares porque o resultado deixa o sorriso bem natural e lembra o próprio dente. Esse material é fabricado em um laboratório, diferentemente dos outros tipos de restaurações que são totalmente feitas no consultório. São correções parciais feitas nos dentes, normalmente utilizados quando parte do dente ainda pode ser aproveitada. É normalmente usado após tratamento de canais e para correção de dentes inferiores.
  • Facetas: Para melhorar a aparência dos dentes e melhorar eventuais danos que eles sofreram como manchas e descoloração, os pacientes têm a sua disposição as facetas em porcelana ou resina.
    Na técnica de facetas de porcelana, que são laminados em porcelana personalizados para o paciente e posicionados na parte frontal dos dentes anteriores, o dentista precisa retirar uma pequena quantidade da camada mais exterior do dente no esmalte (1 mm aproximadamente). Em seguida, são feitos moldes. Enquanto as facetas definitivas são preparadas em laboratório, o paciente utiliza as facetas temporárias.
    Já a faceta em resina é uma camada bem fina, de coloração semelhante ao dente. Sua aplicação é indicada para correção de imperfeições, como dentes quebrados, rachados ou com diastemas (espaço entre os dentes) e são realizadas na hora pelo dentista.
  • Clareamento dental: O Clareamento Dental é um tratamento odontológico que deve ser sempre realizado e acompanhado por um cirurgião dentista.
    Seu objetivo principal é clarear e/ou devolver a cor natural de um ou mais dentes do paciente, que podem estar escurecidos por diversos motivos, dentre eles:

    Natural: os dentes também envelhecem com o passar do tempo e uma das consequências desse envelhecimento é o seu escurecimento natural;

    Dieta: alguns alimentos como o café, açaí e molho de tomate, possuem pigmentação muito forte. Essas substâncias pigmentadas, associadas a uma higiene bucal insuficiente, podem manchar os dentes permanentemente;

    Acidental: um impacto forte pode ocasionar a mudança estrutural do dente traumatizado, resultando em seu escurecimento;

    Tratamento Dental: dentes sujeitos a tratamentos mais invasivos, como o tratamento de canal, por exemplo, podem perder suas características naturais e desenvolver uma coloração mais escura.

Como o tratamento é simples, grande parte das pessoas pode fazer. Existem técnicas para crianças a partir dos 10 anos. Entretanto, para definir como o clareamento será feito, o dentista avalia cada paciente individualmente por causa do escurecimento, idade, integridade e tonalidade dos dentes. Nas situações em que os dentes apresentam cores azuladas, listras causadas por antibióticos ou manchas irregulares o processo é mais difícil. Entretanto, os piores casos são de dentes que possuem problemas endodonticos antigos e manchas muito escuras. Próteses e restaurações não são clareadas.


Tipos:

  • Clareamento Caseiro: Clareamento Caseiro, também conhecido como Clareamento com Moldeira, é um procedimento realizado em casa, onde se utiliza uma moldeira de silicone que é feita a partir do modelo dos dentes do paciente. Antes de iniciar o clareamento, a saúde bucal deve estar em dia, sem feridas, sangramentos, cáries ou tártaro. Coloca-se um gel clareador dentro dessa moldeira e aplica-se sobre os dentes por algumas horas por dia. Os pacientes geralmente preferem utilizar suas moldeiras depois do jantar e antes de dormir.
    O resultado do tratamento é percebido em 1 ou 2 semanas, observando-se uma mudança significativa na coloração dos dentes.
  • Clareamento a Laser: O procedimento também consiste em um processo que retira os pigmentos e manchas do esmalte e da dentina dos dentes. Para isso é utilizado nos dentes um gel clareador mais concentrado que o gel utilizado no clareamento caseiro, cujo efeito é potencializado pela utilização de uma luz halógena, LED ou laser.
    Em apenas uma sessão de aproximadamente 40 minutos, o paciente já percebe o resultado.

© 2012 Odontocorp - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvimento FO2 Soluções Para Você